Arquivo 2007

Arquivo 2007

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Padre Mario-Coordenador Pastoral do Migrante, Christopher T. Mikkelsen-fundador da Refugees United, DadiarraSheik Modibo-refugiado da República do Mali, Basilele Malomalo - Professor e sociólogo do IDDAB -Instituto Desenvolvimento da Diáspora Africana no Brasil (Imagem:Antonia Feitoza)


REFUGEES UNITED INTEGRA O 1º COMITÊ PAULISTA PARA IMIGRANTES E REFUGIADOS 

 

Neste dia 5 de fevereiro, a Prefeitura de São Paulo, lança o 1º Comitê Paulista para Imigrantes e Refugiados. Essa iniciativa única e pioneira em toda a América Latina nasce com o objetivo articular as ações do Poder Público quanto às questões  relacionadas a essas duas populações, em especial aqueles que estão em situação de irregularidade de documentação quanto à permanência no País, a fim de se garantir e promover a dignidade humana, independentemente da situação jurídica dessas pessoas.

 O comitê será composto pelo Poder Público, entidades, grupos de imigrantes e representantes da sociedade civil. A necessidade de sua criação surgiu devido ao grande aumento no Balcão de Atendimento da Comissão Municipal de Direitos Humanos (CMDH) em 2008 por solicitações feitas por imigrantes e refugiados e requerentes de refúgio.

 Desde o início de sua atuação no Brasil, em maio do ano passado, a Refugees United já conquistou valiosas parcerias com a Cruz Vermelha Brasileira, o Projeto I-migrantes Cibernarium e a Comissão Municipal de Direitos Humanos. “Integrar o 1º Comitê Paulista para Imigrantes e Refugiados é um grande passo para a ONG no Brasil. Os membros do comitê vêm de diferentes áreas de atuação e esse trabalho em conjunto englobará uma visão mais integral da situação do refugiado”, revela Christopher T. Mikkelsen, fundador da Refugees United.

 

Em São Paulo, assim como no Brasil, os imigrantes irregulares encontram-se em situação precária em termos dos direitos humanos. Sem documentação, esse grupo enfrenta barreiras culturais, econômicas e sociais. Muitas vezes encontram-se sem acesso a serviços básicos e tementes da criminalização e punição pela irregularidade de sua condição no país. “Com a criação com comitê poderemos articular políticas públicas que assegurem dignidade, segurança e proteção a essa população”, complementa Mikkelsen.

Refugees United (www.refunite.org) é uma organização não-governamental e sem fins lucrativos com o objetivo de ajudar os refugiados a localizarem seus familiares desaparecidos, por meio de uma ferramenta de busca on-line sem custos, fácil de usar e – o mais importante – com a possibilidade de se manter completamente anônimo. O real desafio e o objetivo da Refugees United é levar informações além das fronteiras e barreiras para grupos de pessoas que, frequentemente, são deixadas de fora do centro de informações.

 

Sobre a Refugees United

A Refugees United é uma ONG dinamarquesa fundada por David T. Mikkelsen e Christopher T. Mikkelsen, criada para que refugiados pudessem localizar seus entes queridos, cujo contato foi perdido em meio ao processo do refúgio. Para mais informações, basta acessar o sitewww.refunite.org.

 

LISBOA CONVIDA

PREFEITO DE LISBOA LANÇA CAMPANHA TURÍSTICA EM SÃO PAULO




Apresentação do Prefeito de Lisboa: Antonio Costa e do Presidente-adjunto da Associação de Turismo de Lisboa (ATL) (Imagem:Jornal Momentos)

O evento ocorreu neste 03 de Fevereiro, no Bar des Arts-Rua Pedro Humberto, 09 - Itaim Bibi-São Paulo. Aos convidados foi servido coquetel e almoço com desgustação da moderna gastronomia portuguesa. Os Srs. Antonio Costa e Mário Machado em pronunciamento apresentaram o " Destino Turístico de Lisboa" a imprensa e ao mercado brasileiro.

 

Rosas, castanhas portuguesas e alecrim na decoração nos transporta ao ambiente português.  (Imagem: Antonia Feitoza)

 

O prefeito de Lisboa, António Costa, que acumula o cargo de presidente do Turismo de Lisboa, lançou em São Paulo a campanha Lisboa Convida, que visa incrementar o turismo de brasileiros à capital portuguesa. Promovido pela Associação Turismo de Lisboa (ATL), o evento contou com a presença do presidente adjunto Mário Machado e congregou autoridades municipais e estaduais paulistas, personalidades da cidade, operadoras de turismo, agentes de viagem e diretores de companhias de aviação, bem como a imprensa.

 

Iniciada em São Paulo, a campanha seguirá agora para outras cidades brasileiras, como Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Recife, Rio de Janeiro e Salvador. Paralelamente, estão sendo desenvolvidas ações de consultoria, assessoria de imprensa, press tour e publicidades em mídia on-line no mercado brasileiro.

 


Simpática Recepção: o "Lisboa convida" foi um sucesso. (Imagem: Antonia Feitoza)

Lisboa afirma-se, ano a ano, como um destino de excelência, seguro e com uma oferta diversificada de atrações para todos os gostos. Seu clima ameno, sua gastronomia diversificada, interessantes monumentos históricos e uma luz inconfundível tornam a capital portuguesa um destino perfeito.

 


O almoço : uma degustação da moderna gastrononia portuguesa. (Antonnia Feitoza)

Nas últimas décadas, Lisboa traçou novos rumos. Embora resista ao tempo e ainda preserve toda a sua história, cultura e tradição, a região se transformou em um polo moderno, dinâmico e cosmopolita. Primeiro como capital cultural da Europa, em 1994, depois, com a Expo 98, Lisboa passou a contar com diversas novidades nos segmentos de lazer, moda, arte, cultura e gastronomia. Além de hotéis luxuosíssimos instalados em construções seculares, como castelos e conventos, a cidade oferece diversas opções de hospedagem que satisfazem todos os bolsos. Hoje, a metrópole atrai turistas do mundo inteiro que vão em busca de sua vida noturna, passeios, manifestações artísticas, um custo de vida dos mais acessíveis de toda a Europa e, principalmente, a facilidade do idioma para os brasileiros. 
 


O Sr. Antonio Costa prefeito de Lisboa convida a cidade histórica e a modernidade nela instalada.
(Imagem:  Antonia  Feitoza)

Assim é a moderna Lisboa, uma capital cheia de contrastes, com o novo e o antigo convivendo lado a lado e de forma harmoniosa, onde a juventude é sempre bem-vinda e a tradição preservada, contando todos que a visitam com a cortesia dos seus habitantes, o que a torna uma das mais hospitaleiras e interessantes cidades do mundo. 
Saiba mais.


O Sr.Mário Machado 
Presidente-adjunto da Associação de Turismo de Lisboa (ATL) apresenta o roteiro turístico de Lisboa. (Imagem: Antonia Feitoza).

Prefeito de Lisboa - António Luís Santos da Costa

 

António Costa é advogado licenciado em Ciências Jurídico-Políticas, pela Faculdade de Direito, Universidade Clássica de Lisboa, e tem pós-gradução em Estudos Europeus, pela Universidade Católica de Lisboa.

 

Iniciou a atividade política em 1982 quando, além de integrar a Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa, fez parte da Assembleia Municipal de Lisboa até o ano de 1993. Entre 1986 e 1987, foi diretor da Revista A.A.F.D.L., e em 1990 assumiu como secretário coordenador da FAUL (Federação da Área Urbana de Lisboa do PS). Ao longo da carreira, foi Deputado da Assembleia da República (1991), Vereador na Câmara Municipal de Loures (1993–1995), membro do Secretariado Nacional do PS (desde 1994), Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares do XIII Governo Constitucional (1995-1997) e Ministro dos Assuntos Parlamentares (Novembro de 1997).

 

Responsável no Governo pela EXPO 98, António Costa tornou-se já no ano seguinte Ministro da Justiça, cargo que exerceu até abril de 2002 e, depois, presidiu o Grupo Parlamentar do PS durante dois anos. No Parlamento Europeu, ocupou os cargos de Deputado (2004-2005) e de Vice-Presidente. Em seguida, assumiu como Ministro de Estado e da Administração Interna, tendo permanecido no cargo até maio de 2007.

 

Desde agosto de 2007, é presidente da Câmara Municipal de Lisboa (Prefeito de Lisboa). 

 

Associação Turismo de Lisboa

Associação Turismo de Lisboa (ATL) é uma organização sem fins lucrativos, estabelecida através de uma aliança entre entidades públicas e privadas, que operam no setor turístico. Criada em outubro de 1997, seu principal objetivo é investir na promoção de Lisboa como um destino turístico, de modo a aperfeiçoar a qualidade e a competitividade da cidade.

O setor do Turismo configura um dos mais importantes em termos de expectativas de crescimento, representando um poderoso motor do desenvolvimento regional/local, sobretudo, quando eficientemente dinamizado. Nascida para minimizar os impactos subsequentes à Expo 98, a ATLé um caso de sucesso. Graças aos bons resultados, a inovadora e inédita parceria público-privada que a caracteriza, já serviu de modelo para outras realizações fora da região lisboeta.

O Turismo de Lisboa trabalha vários produtos de lazer, também o turismo de negócios através do Convention Bureau. Lisboa e sua região têm todos os recursos naturais e as facilidades adequadas para, durante todo o ano, providenciar uma viagem de lazer. O tempo suave, os hotéis de qualidade superior, o entretenimento variado, a diversidade de passeios, os monumentos, museus, a sua história e, inclusive, o profissionalismo dos agentes de viagem e organizadores de eventos, contribuem para fazer da capital portuguesa uma cidade de características únicas no contexto do turismo europeu e internacional.

Portugal vive, desde 2006, um novo ciclo de grande desenvolvimento da indústria do turismo, traduzido pelo aumento do número de visitantes e por um acréscimo da receita gerada que ultrapassa os 10%. O crescimento sustentado dos principais indicadores turísticos de Lisboa mostra que a cidade já conquistou um lugar entre os destinos preferidos dos turistas, sejam eles estrangeiros ou não. Reflexo deste interesse é o número crescente de transportadoras aéreas que marcam presença na região, iniciando ou reforçando os trajetos que unem a cidade a muitas das principais metrópoles europeias.

Mas não é só na promoção e na captação de fluxos turísticos para Lisboa que a ATL tem tido intervenção. Com um conjunto de mais de 500 associados que cobrem, praticamente, todas as áreas da atividade turística, a entidade pode expressar a sua opinião sobre todas as áreas que afetam decisivamente a indústria na região. Foi o caso das decisões sobre infra-estruturas, como o aeroporto ou o terminal de cruzeiros, que influenciaram de forma decisiva o comportamento dos fluxos turísticos da capital, bem como nas obras de renovação de zonas tão importantes como o “eixo ribeirinho” ou a “baixa da cidade”, fundamentais na oferta turística da capital.

Mário Siles Machado

 

Mário Machado iniciou a sua carreira no setor da distribuição turística em 1971, na então Europeia, Agência Turística, Lda. Com formação diversa e conhecimentos avançados de inglês, francês, espanhol e italiano, integrou em 1977 o incoming das Viagens Mélia como Chefe de Operações. Dois anos depois, ingressou na Top Tours, Viagens e Turismo como diretor geral da divisão de Receptivo, tornando-se administrador da holding em 1998.

 

Desde o ano 2000, é vice-presidente da Comissão Executiva da Espírito Santo Viagens, a maior holding de distribuição turística nacional, mantida pelo Grupo Espírito Santo, onde é responsável pela área de Importação, tendo sob sua gestão as marcas TADMC em Portugal e Espanha, bem como os negócios do Grupo no Brasil, Itália e Reino Unido. Ainda no âmbito das suas funções de vice-presidência da Espírito Santo Viagens, Mário Machado é membro do Conselho de Administração das participadas Top Atlântico DMC Portugal, Top Atlântico DMC Espanha, Top Atlântico DMC Brasil e Top Atlântico Madeira.

 

É presidente-adjunto da Associação de Turismo de Lisboa (ATL) desde maio de 2007.

 

 

Prefeito de Lisboa lança campanha turística em São Paulo

 

 

 

O prefeito de Lisboa, António Costa, que acumula o cargo de presidente do Turismo de Lisboa, lançou em São Paulo a campanha Lisboa Convida, que visa incrementar o turismo de brasileiros à capital portuguesa. Promovido pela Associação Turismo de Lisboa (ATL), o evento contou com a presença do presidente adjunto Mário Machado e congregou autoridades municipais e estaduais paulistas, personalidades da cidade, operadoras de turismo, agentes de viagem e diretores de companhias de aviação, bem como a imprensa. 

 

 

 


Apresentação do "Lisboa convida". (Imagem: Antonia Feitoza)

Iniciada em São Paulo, a campanha seguirá agora para outras cidades brasileiras, como Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Recife, Rio de Janeiro e Salvador. Paralelamente, estão sendo desenvolvidas ações de consultoria, assessoria de imprensa, press tour e publicidades em mídia on-line no mercado brasileiro.

 

 

 

Lisboa afirma-se, ano a ano, como um destino de excelência, seguro e com uma oferta diversificada de atrações para todos os gostos. Seu clima ameno, sua gastronomia diversificada, interessantes monumentos históricos e uma luz inconfundível tornam a capital portuguesa um destino perfeito.

 

 

 

Nas últimas décadas, Lisboa traçou novos rumos. Embora resista ao tempo e ainda preserve toda a sua história, cultura e tradição, a região se transformou em um polo moderno, dinâmico e cosmopolita. Primeiro como capital cultural da Europa, em 1994, depois, com a Expo 98, Lisboa passou a contar com diversas novidades nos segmentos de lazer, moda, arte, cultura e gastronomia. Além de hotéis luxuosíssimos instalados em construções seculares, como castelos e conventos, a cidade oferece diversas opções de hospedagem que satisfazem todos os bolsos. Hoje, a metrópole atrai turistas do mundo inteiro que vão em busca de sua vida noturna, passeios, manifestações artísticas, um custo de vida dos mais acessíveis de toda a Europa e, principalmente, a facilidade do idioma para os brasileiros. 

 

Assim é a moderna Lisboa, uma capital cheia de contrastes, com o novo e o antigo convivendo lado a lado e de forma harmoniosa, onde a juventude é sempre bem-vinda e a tradição preservada, contando todos que a visitam com a cortesia dos seus habitantes, o que a torna uma das mais hospitaleiras e interessantes cidades do mundo. 

 

Associação Turismo de Lisboa

 

A Associação Turismo de Lisboa (ATL) é uma organização sem fins lucrativos, estabelecida através de uma aliança entre entidades públicas e privadas, que operam no setor turístico. Criada em outubro de 1997, seu principal objetivo é investir na promoção de Lisboa como um destino turístico, de modo a aperfeiçoar a qualidade e a competitividade da cidade.

 

O setor do Turismo configura um dos mais importantes em termos de expectativas de crescimento, representando um poderoso motor do desenvolvimento regional/local, sobretudo, quando eficientemente dinamizado. Nascida para minimizar os impactos subsequentes à Expo 98, a ATLé um caso de sucesso. Graças aos bons resultados, a inovadora e inédita parceria público-privada que a caracteriza, já serviu de modelo para outras realizações fora da região lisboeta.


Joana e Roberta -  Dupla  empenhada na divulgação do "Lisboa convida".
(Imagem: Antonia Feitoza)

 

O Turismo de Lisboa trabalha vários produtos de lazer, também o turismo de negócios através do Convention Bureau. Lisboa e sua região têm todos os recursos naturais e as facilidades adequadas para, durante todo o ano, providenciar uma viagem de lazer. O tempo suave, os hotéis de qualidade superior, o entretenimento variado, a diversidade de passeios, os monumentos, museus, a sua história e, inclusive, o profissionalismo dos agentes de viagem e organizadores de eventos, contribuem para fazer da capital portuguesa uma cidade de características únicas no contexto do turismo europeu e internacional.

 

Portugal vive, desde 2006, um novo ciclo de grande desenvolvimento da indústria do turismo, traduzido pelo aumento do número de visitantes e por um acréscimo da receita gerada que ultrapassa os 10%. O crescimento sustentado dos principais indicadores turísticos de Lisboa mostra que a cidade já conquistou um lugar entre os destinos preferidos dos turistas, sejam eles estrangeiros ou não. Reflexo deste interesse é o número crescente de transportadoras aéreas que marcam presença na região, iniciando ou reforçando os trajetos que unem a cidade a muitas das principais metrópoles europeias.

 

Mas não é só na promoção e na captação de fluxos turísticos para Lisboa que a ATL tem tido intervenção. Com um conjunto de mais de 500 associados que cobrem, praticamente, todas as áreas da atividade turística, a entidade pode expressar a sua opinião sobre todas as áreas que afetam decisivamente a indústria na região. Foi o caso das decisões sobre infra-estruturas, como o aeroporto ou o terminal de cruzeiros, que influenciaram de forma decisiva o comportamento dos fluxos turísticos da capital, bem como nas obras de renovação de zonas tão importantes como o “eixo ribeirinho” ou a “baixa da cidade”, fundamentais na oferta turística da capital.

 

Prefeito de Lisboa - António Luís Santos da Costa

 

 

 



António Costa é advogado licenciado em Ciências Jurídico-Políticas, pela Faculdade de Direito, Universidade Clássica de Lisboa, e tem pós-gradução em Estudos Europeus, pela Universidade Católica de Lisboa.

 

 

 

Iniciou a atividade política em 1982 quando, além de integrar a Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa, fez parte da Assembleia Municipal de Lisboa até o ano de 1993. Entre 1986 e 1987, foi diretor da Revista A.A.F.D.L., e em 1990 assumiu como secretário coordenador da FAUL (Federação da Área Urbana de Lisboa do PS). Ao longo da carreira, foi Deputado da Assembleia da República (1991), Vereador na Câmara Municipal de Loures (1993–1995), membro do Secretariado Nacional do PS (desde 1994), Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares do XIII Governo Constitucional (1995-1997) e Ministro dos Assuntos Parlamentares (Novembro de 1997).

 

 

 

Responsável no Governo pela EXPO 98, António Costa tornou-se já no ano seguinte Ministro da Justiça, cargo que exerceu até abril de 2002 e, depois, presidiu o Grupo Parlamentar do PS durante dois anos. No Parlamento Europeu, ocupou os cargos de Deputado (2004-2005) e de Vice-Presidente. Em seguida, assumiu como Ministro de Estado e da Administração Interna, tendo permanecido no cargo até maio de 2007.

 

 

 

Desde agosto de 2007, é presidente da Câmara Municipal de Lisboa (Prefeito de Lisboa).

Mário Siles Machado

 

 

 


Mario S.Machado (Imagem:Antonia Feitoza)

Mário Machado iniciou a sua carreira no setor da distribuição turística em 1971, na então Europeia, Agência Turística, Lda. Com formação diversa e conhecimentos avançados de inglês, francês, espanhol e italiano, integrou em 1977 o incoming das Viagens Mélia como Chefe de Operações. Dois anos depois, ingressou na Top Tours, Viagens e Turismo como diretor geral da divisão de Receptivo, tornando-se administrador da holding em 1998.

 

 

 

Desde o ano 2000, é vice-presidente da Comissão Executiva da Espírito Santo Viagens, a maior holding de distribuição turística nacional, mantida pelo Grupo Espírito Santo, onde é responsável pela área de Importação, tendo sob sua gestão as marcas TADMC em Portugal e Espanha, bem como os negócios do Grupo no Brasil, Itália e Reino Unido. Ainda no âmbito das suas funções de vice-presidência da Espírito Santo Viagens, Mário Machado é membro do Conselho de Administração das participadas Top Atlântico DMC Portugal, Top Atlântico DMC Espanha, Top Atlântico DMC Brasil e Top Atlântico Madeira.

 

 

 

É presidente-adjunto da Associação de Turismo de Lisboa (ATL) desde maio de 2007.

 

Turismo de Portugal lança Roteiros do Património Mundial

 

 

 

O Turismo de Portugal vai lançar o projecto Roteiros Turísticos do Património Mundial, que permitirá até 2009 o desenvolvimento e a promoção de itinerários turísticos em redor dos mosteiros de Alcobaça, Batalha e Tomar, classificados como Património da Humanidade.

 

 

 

Os roteiros permitem visitas temáticas não só aos três monumentos referidos, mas também a localidades próximas como, por exemplo, Fátima, Leiria ou Óbidos, seguindo a História e os valores culturais e naturais da região, definidos com base em estudos elaborados pelo Centro Nacional de Cultura (CNC) e pelo Turismo de Portugal.

 

 

 

O projecto tem como núcleos estruturantes os mosteiros de Alcobaça, Batalha e Tomar, por estes se localizarem no centro do país, possuírem património associado (edificado, natural, imaterial) e equipamento turístico diverso.

 

 

 

As etapas de concretização do projecto foram definidas pelos presidentes do Turismo de Portugal, Luís Patrão, e das câmaras municipais envolvidas, e por representantes das comissões instaladoras das entidades regionais de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo e de Leiria-Fátima.

 

 

 

Os mais de 44 milhões de turistas a viajar na Europa em busca de novas experiências culturais e a riqueza patrimonial oferecida pelo nosso país foram alguns dos factores que levaram o Turismo de Portugal a apostar no touring cultural e paisagístico, em projectos que se enquadram no Plano Estratégico Nacional do Turismo (PENT).

 

 

 

Qualificar a visita turística em cada um dos monumentos classificados como património mundial, contextualizá-los com a envolvente turística, organizar a oferta cultural de forma atractiva e viável, e promover os roteiros, tanto a nível nacional como no estrangeiro, são os principais objectivos deste projecto do Turismo de Portugal, a desenvolver em colaboração com o IGESPAR (Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico), CNC, municípios e entidades regionais de turismo e APAVT (Associação Portuguesa das Agências de Viagem e Turismo).

 

 

 

A partir do próximo ano, as agências de viagens e os turistas passam a dispor de mais uma nova proposta de itinerário, que permitirá o conhecimento do património nacional.

 

 

 

touring cultural e paisagístico é considerado como um dos dez produtos estratégicos a desenvolver pelo PENT.

 

 

 

 

ABB - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE BARTENDERS

POSSE DO CONSELHO DELIBERATIVO PARA OS ANOS 2009 Á 2012



ABB - Associação Brasileira de Bartenders em reunião  para apresentação do novo  Conselho Deliberativo para 2009/2012.(Imagem: Jornal Momentos)

 

Em 15 de dezembro de 2.008, na sede da Associação Brasileira de Bartenders – ABB, reuniram-se em Assembléia Geral os associados legalmente habilitados na forma estatuária para eleição de novos conselheiros para 2009/2012. 

Foram eleitos:  Ênio Luiz Cargnin (Presidente do Conselho), Álvaro de Mello Santos (Vice-presidente do Conselho), André Coelho Bueno, Edílson Azevedo da Silva, Antonia Maria F. C. Feitoza, Claudiunisio Ferreira da Silva, José Miguel Gonzalez, Luis Alves Candido,Marcos Néia da Costa,Orides Paulino de Sousa, José Maria Diniz. Suplentes: J
uan José Pérea, Thiago Rodrigues Schulze,  Fabiano Néia da Costa, Manoel Fausto Araújo,Carlos Eduardo Mendes Lemos e Abelardo Lima da Silva.

 

Sobre a ABB:

A Associação Brasileira de Bartenders (ABB) foi fundada em 1970, por um pequeno grupo de amigos, todos barmens, no dia 25 de Novembro de 1970. É uma entidade sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo formar e qualificar o profissional bartender, aprimorando sua capacidade técnica e profissional.  Organiza periodicamente concursos e competições em níveis regional, nacional e internacional, com o propósito de divulgar e promover os profissionais, fabricantes, importadores, fornecedores de bebidas e hotelaria. 

Para saber mais sobre a ABB, acesse:www.assbb.org.br

 

Sr. Nilson Vianna Candido (sentado ao centro) Presidente da ABB-Associação Brasileira de Bartender e o novo Conselho Deliberativo. (Imagem:Jornal Momentos)  

Para apresentação dos  eleitos aos cargos de  Conselheiros, Suplentes e Vogais foi oferecido um coquetel.  O evento ocorreu no dia 26 de janeiro às 18h00 nas instalações do Restaurante Villa Tavola na Rua Treze de Maio, 848 - Bela Vista - São Paulo.


Restaurante Villa Tavola - Espaço da Culinária e cultura Italiana em São Paulo (Imagem: Antonia Feitoza)

 

4ª Festa do Ano Novo Chinês -  2009 - SÃO PAULO




Dragão chinês (Imagem: Antonia Feitoza

 

Nos dias 24 e 25 de Janeiro no bairro Oriental Liberdade, ocorreu a grande Festa do Ano Novo Chinês.


OS CHINESES NO BRASIL

Em 2009 a China e o Brasil vão comemorar 197 anos de parceria, iniciada com a chegada, em 1812, de 400 plantadores de chá que se instalaram no País a convite de Dom João VI. Em quase dois séculos de história, o intercâmbio entre chineses e brasileiros registra reconhecimento e respeito mútuo entre suas nações, uma recíproca que tem se intensificado nos últimos anos com as trocas comerciais e, sobretudo, com as parcerias culturais entre os povos. Após 35 anos do restabelecimento dessas relações, a China tornou-se o segundo maior parceiro comercial do Brasil.

 
Apresentação do dragão chinês na Rua Galvão Bueno.(Imagem: Antonia Feitoza)

 

2009 é o ano do BOI (Imagem: Antonia Feitoza)


O ANO NOVO CHINÊS – ANO DO BOI

 

O Ano Novo Chinês é o feriado mais significativo para o povo chinês em todo o mundo, independentemente da origem de seus ancestrais. Ele é também conhecido como Ano Novo Lunar, pois se baseia no calendário lunar, em contraste com o calendário gregoriano. Os primeiros registros de comemoração do Ano Novo na cultura chinesa são datados de cerca de 2.000 anos. Ao longo da história do povo, lendas e contos foram moldando seus hábitos e criaram uma série de tradições que são seguidas até hoje. O vermelho e o dourado, aliás, são as cores oficiais da data, responsáveis por trazer boa sorte àqueles que as usam, principalmente em roupas novas. Como no Ocidente, os chineses costumam reunir a família em torno de uma mesa farta na noite da véspera do Ano Novo. Os pratos são preparados com antecedência e o cardápio é composto por mariscos, legumes, peixe e galinha, os dois últimos sempre servidos inteiros para que nada falte no ano que chega. Após a meia noite, todos comem um bolinho chinês cozido. Outra tradição bastante comum é a dos mais velhos presentearem as crianças e jovens solteiros com dinheiro. A quantia é entregue dentro de um envelope vermelho, que não deve ser aberto na frente de quem o está oferecendo. A festa continua durante toda noite com queima de fogos, jogos e brincadeiras e só termina ao amanhecer do novo ano. No primeiro dia do ano as pessoas dedicam-se a visitar parentes e amigos mais próximos. As comemorações seguem um calendário de atividades diárias que termina no 15º dia do mês, quando então acontece a Festa das Lanternas. O período todo de festejos é conhecido como Festival da Primavera. 2009 é o Ano do Boi, segundo a cultura chinesa, é animal paciente, disciplinado, responsável e principalmente trabalhador, com perseverança e determinação, trazendo assim muita prosperidade e conquistas.

 

Comida típica, artesanato, danças, queima de fogos e muita animação marcaram o evento.

Pela quarta vez, São Paulo teve a chance de celebrar a entrada do Ano Novo Chinês, a data mais importante do calendário da cultura chinesa. Organizada pela JCI Brasil – China, a festa aconteceu neste final de semana (24 e 25 de janeiro). As atividades de música, dança, artes marciais e culinária foram concentradas na Liberdade, o tradicional bairro oriental da cidade de São Paulo. Para a festa, foi instalado um palco para apresentações na Praça da Liberdade e, nas ruas próximas, barracas temáticas onde os visitantes puderam conhecer mais sobre a cultura, arte e a culinária chinesas. Os shows pirotécnicos que caracterizam a chegada do Ano Novo na China também fizeram parte da festa.



O Prefeito Gilberto Kassab e o Senador Federal Romeu Tuma, recebem um bonsai como prova de gratidão. (Imagem: Antonia Feitoza )

FESTA DO BOLINHO DA PROSPERIDADE-BAIRRO DA LIBERDADE -SÃO PAULO


O Prefeito Kassab amassou a massa do moti. (Imagem: Antonia Feitoza)

"O arroz "motigome" na sua origem é um simples grão de arroz. Mas cozido, socado, amassado e unidos, formam uma massa consistente tranformado no bolinho "moti". Segundo a tradição japonesa consumindo o bolinho "moti" no primeiro dia do ano traz vida longa.


 O Prefeito Kassab, o Senador Federal Romeu Tuma  e as autoridades presentes brindam com saquê. (Imagem:Antonia Feitoza )

No dia 31 de dezembro ocorreu a festa do Moti que faz parte do calendário de eventos do bairro oriental Liberdade. Este ano com a presença do Prefeito Gilberto Kassab e o Senador Federal Romeu Tuma. Ambos receberam da Associação Cultural e Assistência da Liberdade, como símbolo de gratidão um bonsai. Em seguida foram convidados para amassar o moti, quebrar o barril de saquê, finalizando com um brinde ao ano novo.

JANTAR  BENEFICENTE 


Voluntárias cozinham e distribuem os pratos servidos aos moradores de rua (Imagem: Antonia Feitoza).

Uma ação voluntária dos membros do Instituto Beneficente Maanaam sob a direção de Maurício Meneses distribui todas as semanas alimentos preparados aos moradores de rua. Neste dia 17 de dezembro em celebração ao natal foi organizado um jantar servido como nos anos anteriores, no Páteo do Colegio e os beneficiados agradeceram felizes.


Jovens, crianças e adultos participaram do jantar oferecido pela celebração do natal (Imagem:Antonia Feitoza).

Quem desejar se unir a esta ação solidária entre em contato pelo e-mail: 
santinhomenezes@hotmail.com  e faça sua doação em alimentos, roupas ou até em trabalho voluntário.



MISSA EM LOUVOR Á NOSSA SENHORA DE GUADALUPE - PADROEIRA DA AMÉRICA - SÃO PAULO


Missa Latina em louvor a Nossa Senhora de Guadalupe-Igreja Nossa Senhora da Paz(Imagem:Jornal Momentos).

"Para o migrante a pátria é a terra que lhe dá o pão, o trabalho e a acolhida” 

A Missão Scalabriniana Nossa Senhora da Paz e Comunidades Latino Americanas.


Benção a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe pelo Cardeal Dom Odilo.(Imagem: Antonia Feitoza)

No dia 12 de dezembro na Igreja Nossa Senhora da Paz em São Paulo, ocorreu a Celebração Eucarística pelo dia de Nossa Senhora de Guadalupe “Padroeira da America” e pela presença da Igreja de São Paulo junto aos Migrantes e de modo especial por todo trabalho da Família Scalabriniana no mundo da Mobilidade Humana. O Celebrante: Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer Arcebispo Metropolitano emocionou aos presentes quando falou sobre imigração e suas consequências:

 

O COTIDIANO DOS MIGRANTES E SUAS CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS

 

Quantos irmãos e irmãs migrantes já não sofreram algum tipo de violência, de abandono e de exploração? E quantos já não sentiram medo, solidão, insegurança, rejeição e todo tipo da discriminação? Quantos não foram vítimas da propaganda enganosa, de exploração no trabalho ou violência sexual? Muitos são obrigados a permanecer no local de trabalho sem sair para o descanso, o lazer, para celebrar ou estudar, com o argumento de que devem pagar dívidas contraídas com viagens, alimentação ou aluguel... Outros sofrem ameaças e pressões por falta de regular documentação? Outros ainda sofrem o abuso de autoridades, agentes policias e profissionais corruptos, que se aproveitam da situação dos migrantes para cobranças ilegais. Quantas mulheres e crianças sofrem violências emocionais, físicas, sexuais e psicológicas dentro de seus próprios lares? Quantas crianças são vítimas de discriminação por não terem o acesso à educação e à saúde, por serem diferentes e por falarem uma outra língua? Muitos jovens procuram realizar seus sonhos por caminhos sem volta, nas drogas, no alcoolismo, no contrabando e na violência. Outros adoecem por excesso da jornada de trabalho ou por condições precárias. Quantos estão presos, longe da pátria, sem uma visita ou o consolo de um amigo? Quantas famílias se dividem e se desestruturam por falta de apoio e acompanhamento? “Essa situação precária de tantos migrantes, que deveria provocar a solidariedade de todos, causa ao contrário temores e o medo de muitos, que olham os imigrantes como um peso, ou como suspeitos e os consideram como um perigo e uma ameaça, com freqüentes manifestações de intolerância, de xenofobia e de racismo.”


Momento de fé e emoção.(Imagem: Antonia Feitoza)

Nesta ocasião, a imagem de  Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da America Latina foi instalada em altar como símbolo de fé e esperança para todos migrantes. 

 

 

Companheiro violento pode estar em qualquer lugar 

Debatedoras do Fórum CLAUDIA pela Mulher Brasileira, realizado  em Recife, também alertam que violência masculina não deve ser tratada como patologia, pois é crime.

 

Personalidades exponenciais na luta contra a violência doméstica, que hoje atinge uma brasileira a cada quinze segundos, se reuniram na noite de  05 de novembro em Recife, durante o Fórum CLAUDIA pela Mulher Brasileira. Sob a mediação da diretora de redação da revista CLAUDIA, Marcia Neder, participaram do evento Jacqueline Pitanguy, socióloga que presidiu o Conselho Nacional de Direitos da Mulher e dirige a ONG Cidadania, Estudo, Pesquisa, Informação e Ação (Cepia); Maria da Penha Fernandes, biofarmacêutica e ícone da causa por ter conseguido a condenação do marido que tentou matá-la apelando para entidades internacionais após omissão do estado brasileiro; e Ana Paula Portella, criadora do projeto Observatório de Violência Contra a Mulher e coordenadora de pesquisas do SOS Corpo - Instituto Feminista para a Democracia.

 

Elas discutiram as questões emocionais que prendem uma mulher a uma relação violenta, a necessidade de aumentar as denúncias, as seqüelas nos filhos, o que mudou desde a criação da Lei Maria da Penha em 2006 e para onde se deve avançar. ¨Viemos a Recife porque o ativismo das mulheres e as políticas públicas desenvolvidas aqui são exemplares para essa causa e devem inspirar o Brasil todo¨, explicou a jornalista Marcia Neder, que trabalha há 30 anos com assuntos relacionados à mulher.

 

Um dos tópicos mais importantes levantados no debate diz respeito à possibilidade de se traçar o perfil do agressor. No entanto, os estudos de Jacqueline Pitanguy, realizados no mundo todo, revelam que a violência doméstica é cometida por homens de todas as classes sociais e de todas as regiões – ou seja, não há maneiras de identificá-lo até que os primeiros traços de agressividade comecem a se manifestar.

 

Companheiros violentos existem em todo o mundo e em grande quantidade: para se ter uma idéia, a violência doméstica mata mais que guerra e acidente de trânsito. Mas se não há formas de reconhecê-lo, é possível traçar o perfil de uma relação destrutiva: as mulheres se submetem a homens machistas por acreditarem que, apesar de tudo, são amadas – ou culpadas de alguma coisa – e que o companheiro necessita de compreensão. O aspecto emocional pode ser tão ou mais problemático que a dependência financeira. ¨A gente vê o homem pelo qual nos apaixonamos se transformar em um ser cruel, mas erroneamente queremos acreditar que ele vai voltar a ser carinhoso¨, confessou Maria da Penha. Infelizmente, na maior parte dos casos, a agressividade é reincidente e pode ser fatal. Dados da Organização Mundial da Saúde indicam que a violência doméstica é a maior causa de morte entre mulheres de 16 a 44 anos. Outro dado alarmante é que, além da mulher, os filhos também têm sua trajetória irremediavelmente alterada pela violência doméstica: crianças que vêem a mãe ser espancada pelo pai tornam-se bastante inseguras ou tendem a repetir esse padrão de agressividade em seus relacionamentos. ¨O que perdemos – além de dignidade – chega a 10,5% do PIB, dinheiro gasto com serviços de saúde, serviços judiciais, segurança e policiamento¨, alertou Marcia Neder.

 

Em relação à reabilitação do agressor, Ana Paula Portella afirmou que embora em alguns casos exista a possibilidade dele ser vítima de um distúrbio de personalidade, a violência masculina não pode ser tratada como patologia. ¨Precisamos ter mecanismos de ressocialização, mas quem cometeu um crime desses tem de ser punido mesmo diante de um eventual arrependimento¨, disse a socióloga Jacqueline.

 

A mulher negra e dos extratos sociais menos favorecidos são as vítimas mais comuns, mas as mais abastadas também são agredidas. Os casos de violência nas camadas mais carentes da sociedade são mais conhecidos porque, como revela pesquisa do Ibope realizada este ano, a mulher das classes A e B são as que menos denunciam seus companheiros.

 

Novos avanços

Embora a criação da Lei Maria da Penha seja um marco e tenha trazido vitórias significativas, o fato é que ela ainda não é aplicada em sua totalidade. As participantes destacaram a necessidade de se cobrar dos governos mais vontade política – ações que resultem na criação de mais estruturas jurídicas para a aplicação da lei e de casas de abrigo que recebam mulheres financeiramente dependentes de seus agressores. ¨A vítima só vai quebrar a cadeia do silêncio diante da certeza de ser protegida – o que em muitos casos significa ter pra onde ir¨, lembrou Marcia Neder. A diretora de redação de CLAUDIA ressaltou ainda a importância das ações de capacitação profissional no processo de recuperação das mulheres sem renda própria.

 

Ainda que seja indubitável que a violência contra a mulher – seja física, psicológica, sexual ou patrimonial – só será interrompida diante da aplicação rigorosa de medidas penais, as participantes do fórum ressaltaram a necessidade de se atentar para a raiz da violência, irremediavelmente ligada à formação das pessoas. A cultura de agressividade que permeia nosso país e o mundo é o que provoca a banalização desse tipo de crime. ¨Em algumas regiões da África, o estupro é considerado um rito de iniciação sexual e afirmação de masculinidade¨, alertou Jacqueline Pitanguy.

 

Em um momento emocionante, Lília Cabral, a Catarina da novela A Favorita, participou do fórum por meio de um depoimento exclusivamente gravado para a ocasião. No vídeo, a atriz relatou que a mãe sofreu diversas vezes agressões psicológicas do marido, um empresário ciumento. Lílian decidiu falar porque quer servir de exemplo para as mulheres vítimas de violência. A atriz diz que viver a sua personagem, vítima de abusos morais e físicos na novela, a incentivou a tomar a causa contra a violência doméstica como sua missão.

 

O debate foi assistido por uma platéia de mais de 300 convidados, incluindo representantes de dezenove Ongs e entidades de proteção à mulher, imprensa e autoridades locais. Em uma trágica coincidência, o evento aconteceu uma noite após o assassinato de Ananda do O, de apenas 19 anos, cometido por seu ex-namorado em Itamaracá, na Grande Recife.

 

Com o fórum, CLAUDIA quer contribuir para que as relações entre mulheres, homens e crianças não sejam marcadas pela violência e para que esse tipo de crime não seja incentivado pelo silêncio de suas vítimas e tampouco pela omissão da justiça.



DOCUMENTÁRIO: EM BUSCA DA PÁTRIA PERDIDA


A comunidade do bairro do Glicério recebeu na Igreja Nossa Senhora da Paz o Cineasta Hugo Giorgetti para a apresentação exclusiva do documentário. (Imagem: Antonia Feitoza)

No dia 02 de Outubro, na Igreja Nossa Senhora da Paz o público que compareceu para exibição exclusiva do  documentário " EM BUSCA DA  PÁTRIA PERDIDA se emocionou, alguns e identificando na tela. 


Noite de estréia do documentário que conta a trájetória da parceria entre a Igreja Nossa Senhora da Paz e imigrantes ali recebidos.(Imagem: Antonia Feitoza)

 
O documentário "EM BUSCA DA PÁTRIA PERDIDA" do Cineasta Hugo Giorgetti  é uma  parceria da SPfilmes,  Secretária da Cultura de São Paulo, SESC TV e TV Cultura foi realizado na Igreja Nossa Senhora da Paz baseado no  trabalho Sócio Eclesial dos Missionários de São Carlos - Escalabrinianos há mais de 70 anos junto aos migrantes do mundo inteiro.
No principio, a Igreja Nossa Senhorada Paz, construída pelos imigrantes italianos era exclusivamente para os mesmos, porém com o tempo com as novas levas de migrantes tanto do Brasil como de outros países  foi se abrindo para acolher e acompanhar as novas culturas. Hoje a Igreja Nossa Senhora da Paz acolhe, acompanha e orienta a todos os imigrantes que a ela acorrem. Sua vocação de acolhedora aparece de uma forma brilhante no filma: "EM BUSCA DA PATRIA PERDIDA" na celebração de três eucaristias nos idiomas em Portugues, Espanhol e Italiano. 

AINDA NA IGREJA NOSSA SENHORA DA PAZ
 

Nos dia 18 e 19 de outubro aconteceu a grande festa em homenagem ao padroeiro do Perú "SEÑOR DE LOS MILAGROS" .
No sábado dia 18 houve Celebração eucarística às 20 hs e em seguida procissão pelas rua com o padroeiro e no dia 19  celebração as 12 hs em seguida houve almoço com comidas típicas do país e atividades culturais.

E mais, no dia 24 às 17.30 no ITESP Instituto de Teologia na Rua Mario Vicente, 1108 em frente ao Orfanato Cristovão Colombro houve o lançamento do livro "PASTORAL DO MIGRANTE RELAÇÕES E MEDIAÇÕES" dos autores Sidney M. Dornelas e Ana C. A. Nasser.
Na ocasião também foi exibido o documentario "EM BUSCA DA PATRIA PERDIDA" anteriormente ao lançamento do livro. 

Um dos serviços oferecido ao migrante  pela Pastoral do Migrante na Igreja Nossa Senhora da paz é o Serviço de atendimento Psicossocial  do Centro Pastoral do Migrante, saiba mais:


O SERVIÇO DE ATENDIMENTO PSICOSSOCIAL DO CENTRO PASTORAL DO MIGRANTE-SP

O que é, e para o que serve?

O Serviço de Atendimento Psicossocial é um serviço gratuito semanal prestado pela psicóloga Berenice Young no Centro Pastoral do Migrante.

Este serviço serve para dar apoio psicológico, aconselhamento e orientação às pessoas:

-que estejam sofrendo no seu processo de chegada a São Paulo, ou ao Brasil.

-que tenham dificuldades de comunicação com outras pessoas.

-que se sentam desorientados sobre os costumes e valores de São Paulo.

-que tenham dificuldades de comunicação com o/ a parceiro/ a.

-que tenham dificuldades de comunicação na família.

-que tenham dúvidas sobre a criação dos filhos e queiram conversar sobre isto.

-que sofram por medo, depressão, ansiedade ou, outros.

-que tenham problemas de dependência às drogas ou álcool.

-que precisem de informações sobre como usar os serviços públicos de saúde em São Paulo.

A quem está dirigido?

Este serviço está dirigido a toda a coletividade do Centro Pastoral do Migrante:

Imigrantes, seus parceiros, seus descendentes, e outros familiares.

Migrantes nacionais, seus parceiros, seus descendentes, e outros familiares.

Onde funciona, e quando?

No próprio local do CPM: “Igreja da Paz”, 1º andar. Rua Glicério 225, Liberdade.

Sextas feiras das 13h30min às 16h30min

Telefone: 3207-0888

Página “web”:
http://www.cpmigrantes.com.br/assistencia-psicologica.html

Como fazer para ser atendido?

Chegar entre 13h30min e 16h00min e, avisar na recepção que veio a se atender no serviço. 

È por ordem de chegada (São feitas 4 consultas; cada uma de 45minutos aproximadamente).